Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Oração de Enoque para a riqueza

 
A oração da manhã deve ser realizada durante sete dias. Assim que você acordar e sair da cama, reserve um tempinho para orar e meditar nas palavras a seguir. Após terminar, leia em voz alta o salmo 23, que é um poderoso complemento de fé.

ORAÇÃO DA MANHÃ PARA ATRAIR RIQUEZA 

“Oh! Criador do mundo, Tu que disseste: peças e receberás, embora esteja nas alturas, em Vossa Divina Glória, inclinai seus ouvidos a esta humilde criatura para satisfazer-me o desejo.
Ouve minha prece Oh Pai Amado, e fazei que por vossa vontade eu obtenha a graça que tanto desejo (pedido).
Deus, supre agora todas as minhas necessidades, segundo as Suas riquezas em glória, e serei sempre grato por suas riquezas sempre ativa, presentes, imutáveis e abundantes em minha vida e que isso seja feito pelo poder e nome do Vosso Adorado Filho Jesus.”

Salmo 23
“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu está comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias de minha vida e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”


SOBRE ENOQUE 

O livro das gerações de Adão.
Possui um ciclo natural e repetitivo, onde o ancestral gera um filho, vive um tempo e morre.
O ciclo se repete em Adão, Sete, Enos, até o sétimo na lista, chamado Enoque.
A história de Enoque no Gênesis é bastante curta, mas ele se tornou um personagem muito importante nos estudos Judaicos e na Igreja Cristã Siríaca e Etiópia.
O nome Enoque é em Hebraico חֲנוֹךְ chanor, que significa dedicado, disciplinado e discipulado.
Judas, o irmão de Jesus, chamou Enoque de “o sétimo depois de Adão”, ou seja, a sétima geração a partir da criação do homem.
Enoque é mais um personagem bíblico, de muitos outros, que nos mostram que o Eterno tem prazer nos Seus servos, naqueles que o amam e o obedecem.
O nome de Enoque significa discípulo, e isso é muito forte. Discípulo é aquele que convive com seu mestre.
O discípulo aprende, imita, fala, pensa como o seu mestre e o seu objetivo final é se tornar como ele. Jesus voltará a este mundo para reinar com os Seus discípulos.
E para sermos discípulos de Jesus, temos que imitá-lo.
Judas disse que Enoque profetizou para a sua geração.
Enoque foi o pai de Matusalém, um homem famoso na Bíblia por ter vivido mais do que qualquer outro ser humano, novecentos e sessenta e nove anos.
Matusalém foi o avô de Noé.
Seu nome que também significa, no hebraico, “andar” é hallakah, e é traduzido por “estar habitualmente com…”.
É diferente de “caminhar”, ou “marchar”.
É estar na companhia de alguém, viver com alguém.
Duas vezes se fala que ele “andou com Deus” (Gn 5.22 e 24).
Depois a palavra hallakah acabou significando, também “regra”, “conduta”, separando aquele que “anda com Deus” e aquele que “não anda com Deus”.
Resumindo: Enoque era um homem dedicado que estava sempre na companhia de Deus.
Mas, a Bíblia sequer descreve uma oração de Enoque.
E o que tem isso a ver com oração? Muitas coisas!
Há princípios inseridos na vida deste homem que “foi arrebatado e não experimentou a morte” (Hb 11.5).
Enoque era um homem de oração, isto é, alguém que tinha uma relação muito forte com o Senhor.
Orar não é dizer palavras. É manter comunhão com o Pai.
Quem ora não precisa divulgar que ora, as pessoas sabem, reconhecemos uma pessoa que tem vida de oração.
A forma de pensar, de agir, de se comportar e falar mostra isso.
Até o rosto é diferente, (Êxodo 34.29 – Moisés quando desceu do monte com as tábuas do testemunho).
Temos que desconfiar dos “santos” que são emburrados e fofoqueiros, e não nos preocuparmos com os operosos, sinceros e que pensam no Reino de Deus.
Lameque (Gn 4.23) é a personificação da violência, matou um homem por que o ferio.
Enoque é a personificação da santidade. “Andava com Deus”.
Deus é Santo e só anda com Deus pessoas que também são santas.
Por isso, quem ora vive na companhia de Deus e sua vida acaba sendo uma regra de conduta.
A oração produz consagração. Quem vive com Deus é diferente. Faz diferença.
I) “ANDOU ENOQUE COM DEUS”
ANDAR COM DEUS: Não é um andar na carne e nem numa dimensão física, mas andar no espírito, numa dimensão sobrenatural
a. O caminho da águia no céu é mais alto do que o pensamento do sábio! Está acima da compreensão humana que é limitada.
b. Esse caminho é um caminhar no sobrenatural. Assim como a águia, fomos feitos para as “alturas”!
c. É um caminho nas alturas, acima de qualquer tempestade ou predador. Esse caminho permite à águia ter uma visão aguçada e sensível.
d. A águia faz o seu ninho nas mais altas rochas (Jó 39.27).
A águia só vê o mundo da perspectiva de quem está em cima!
Assim é quando andamos com Deus!!
2. Esse andar significa caminhar com Deus diariamente (365 dias por ano)
Gn 5.23 “ E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.”
3. Andar com Deus não significa em clausura ou isolamento, mas ter intimidade com Ele, mesmo vivendo em um mundo iníquo .
4. Não significa que o caminho será fácil, mas que continuarei a andar com Ele mesmo entre os espinhos e os obstáculos.
5. Andar com Deus implica em caminhar com a consciência/ compreensão que estou na presença d’Ele 24 horas por dia:
Abraão: Gn 24.40: “Ele me disse: O SENHOR, em cuja presença eu ando…”
Gn 17:1: “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito”.
Andar é um gesto de progressão, de quem sai de um lugar e pretende chegar a outro.
É uma caminhada que pode haver muitos obstáculos e dificuldades, mas possui um objetivo, uma meta.
Todos nós de uma certa forma, caminhamos.
E seja qual for a caminhada, encontraremos dificuldades durante nossa trajetória.
Enoque andou com Deus somente depois que gerou Matusalém, e isso me faz meditar em algumas verdades:
Andar com Deus é cumprir os princípios de Deus nas três esferas da vida:
física (Ec 3),
moral (Êxodo 20; Mateus 22) e
espiritual (Tiago 1.8);
Andar com Deus é concordar com Ele (Amós 3.3);
Enquanto Adão, foi criado por Deus, manteve relacionamento íntimo com Deus, comunhão plena com Deus, não andava com Deus, muito pelo contrário, a Bíblia diz que Deus é quem andava com ele (Gênesis 3.8),
agora Enoque, que não tinha intimidade com Deus, passou mais de 60 anos longe da presença de Deus, agora decide andar com Ele e caminhar com Ele;
deixado.
Lucas 17:36
Isso porque o verbo לָקַח laqar, também significa “arrebatar”.
Então poderíamos traduzir o Gênesis 5:24 como, “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o arrebatou“.
E o arrebatamento de Enoque é a prefiguração do arrebatamento da Igreja nos últimos dias, que como Enoque não passará pela morte, mas antes serão arrebatados.
É preciso conhecer quem é Jesus, mas com profundidade, com intimidade e reciprocidade.
Se andarmos com Ele, e o obedecermos, Ele também andará conosco, e essa caminhada será de tal magnitude que no último dia Jesus irá nos tomar/arrebatar para Ele mesmo.
E estaremos para sempre com o Senhor!
1 Tessalonicenses 4.16,17 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
IV) Creu em Deus
Crer é uma atitude fé e confiança.
Hebreus 11 fala exatamente sobre este assunto: Que a fé é um fundamento, alicerce e também prova, convicção.
Isso resume-se em: 2 Timóteo 1.12 Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.
Fé é o que brilhou na vida de Gideão, ao enfrentar 135.000 com apenas 300 homens. Isso para que a glória não fosse dele, mas de Deus;
Enoque creu em Deus: colocou toda a sua confiança nEle, mesmo em meio à uma sociedade corrompida, acreditou que Deus poderia fazer algo.
Enquanto todos viviam e morriam, ele acreditava em um Deus que podia mudar a história pessoal dele. Ele não morreu;
Temos uma vívida esperança, uma bem aventurada esperança, não morreremos, mas seremos transformados;
V) Agradou a Deus
Sl 143:7: “Dá-te pressa, SENHOR, em responder-me; o espírito me desfalece; não me escondas a tua face, para que eu não me torne como os que baixam à cova”
Por trás de tudo isso, veja na vida de Enoque um ensinamento maior.
Enoque representa a Igreja que será arrebatada antes da tribulação, assim como ele foi antes do dilúvio.
Mas Enoque nem sempre andou, creu e agradou a Deus, mas o arrependimento tomou conta de si, e ele tomou a decisão de fazer a vontade do Senhor.
Arrependa-se verdadeiramente hoje, e ande com o SENHOR, e sua história também será diferenciada como a de Enoque, em Nome de Jesus, Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário