Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Orações para o dia de finados

 



DIA DOS FINADOS - VISÃO ESPÍRITA

"Os Espíritos acodem nesse dia ao chamado dos que da Terra lhes dirigem seus pensamentos, como o fazem noutro dia qualquer. Nesse dia, em maior número se reúnem nas necrópoles, porque então também é maior, em tais lugares, o das pessoas que os chamam pelo pensamento. Aquele que visita um túmulo apenas manifesta, por essa forma, que pensa no Espírito ausente. A visita é a representação exterior de um fato íntimo. Já dissemos que a prece é que santifica o ato da rememoração. Nada importa o lugar, desde que é feita com o coração."

O Livro dos Espíritos

Dia de Finados: confira orações para rezar pelos fiéis defuntos

Separamos orações que podem ajudar você a rezar por aqueles entes queridos que hoje estão junto do Pai do Céu

No dia 2 de novembro, a Igreja celebrado no mundo inteiro o Dia dos Fiéis Defuntos, mais conhecido no Brasil como Dia dos Finados. Por esse motivo, separamos orações que podem ajudar você a rezar por aqueles entes queridos que hoje estão junto do Pai do Céu.

Súplica pelos que já se foram

“ o coração dolorido recordo, diante do Senhor, de meus queridos familiares e amigos falecidos. Seja feita a vontade de Deus! Como nos ensina Jó, Deus deu, Deus tirou, bendito seja seu santo nome! A morte é a condição de todo mortal. É caminho da vida. Mas fere nosso coração. Sei que chorar é bom e não significa que estamos contra Deus. Aceitamos sua divina vontade.

Num sentimento cristão de caridade rezo por meus falecidos. Ofereço por eles o sacrifício de minha oração, que é o único lugar onde posso encontrá-los e a única coisa que posso fazer por eles. Se necessitam de minha oração, eu peço que o Senhor os receba em sua casa. Que tenham a alegria de estar no Céu. Que meus sofrimentos e minha oração ajudem na sua purificação. Assim, chegando à casa do Senhor, possam interceder e rezar por nós. Amém!”

Para superar a dor

“Ó Deus, que em todo o tempo governais a vida dos homens, humildemente vos encomendamos o vosso servo (diga o nome da pessoa), cuja morte prematura todos choramos; fazei-o gozar da juventude perene na bem-aventurança da vossa morada. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém!”

Oração pelo Dia de Finados

“Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós vos pedimos por (nome da pessoa) que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele(a), tendo passado pela morte, participe do convívio de vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.

Que sua alma nada sofra, e vos digneis ressuscitá-lo(a) com os vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. (Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria). Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele(a) a vossa luz. Amém!”

Prece especial para um parente que partiu

“Ó Deus, fonte de perdão e salvação, por intercessão da Virgem Maria e de todos os santos, dai ao(a) meu(minha) irmão(ã) (diga o nome) que já partiu deste mundo, a bem-aventurança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém!”

Pelos falecidos

“Dá, Senhor, a alegria da vida que não termina aos meus falecidos, a todos os falecidos. Abre para eles de par em par a felicidade da tua casa, onde não há ‘nem choro, nem pena, nem dor, nem sofrimento, nem morte’. Permite-lhes, Senhor, recordar-se de nós, para que nos ajudem a não nos esquecermos jamais de ti.”

Como surgiu o Dia de Finados

O Dia dos Fiéis Defuntos, também conhecido como Dia de Finados, é celebrado em 2 de novembro. A data vem do final do primeiro milênio quando o Abade de cluny, Santo Odilão, orientou que no ano de 998 em todos os mosteiros de sua Ordem se fizesse uma evocação de todos aqueles que partiram rumo ao céu do princípio da história até o fim do mundo. Em 1915, o Papa Bento XV ampliou esse data para toda a Igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário