Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de junho de 2016

SIMPATIAS E ORAÇÕES PARA SANTO ANTÔNIO




Simpatias
A sabedoria popular ensina outras simpatias para quem quer se casar. As mais conhecidas ainda são a de esconder o menino do santo ou virar o santo de cabeça para baixo, mas a criatividade popular descreve várias formas de conseguir um casamento.

- Facão na bananeira
Para descobrir o nome do futuro companheiro, a pessoa deve cravar uma faca em uma bananeira no dia anterior ao dia de Santo Antônio. No dia seguinte retirá-la e o líquido que escorrer da planta deve formar a letra do futuro amor.

- Esconder menino do Santo Antônio
Para arranjar um namorado, o pretendente deve comprar uma pequena imagem de Santo Antônio. Para agilizar a conquista do pedido deve tirar o menino Jesus do colo do santo, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.

- Presentear noivos com Santo Antônio
Para conseguir um marido ou esposa, a pessoa também pode ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, sem o menino Jesus. Depois, pedir no altar para se casar com alguém, especial ou não. Assim que a graça for alcançada, deve retornar à igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.

- Acelerar casamento
Para os que namoram, mas ainda não subiram no altar, a pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do Santo Antônio para acelerar o pedido de casamento.



- Casamento próximo?
Para saber se seu casamento está próximo, o pretendente deve à meia-noite do dia 12 de junho, quebrar um ovo dentro de um copo com água e o colocar no sereno. No dia seguinte, se aparecer algum desenho semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.

- Novo ou velho?
Para saber se o futuro companheiro será jovem ou mais velho, é preciso arranjar um ramo de pimenteira. De olhos fechados, ela deve pegar uma das pimenteiras. Se a escolhida for verde, ele será jovem. Caso contrário, o casamento acontecerá com alguém de idade avançada.

- Fazer as pazes
Para fazer as pazes entre casais brigados é preciso um cravo e uma rosa. Os talos devem ser amarrados juntos com uma fita verde, e dar 13 nós. Durante o procedimento, o devoto deve pensar que Santo Antônio vai uni-los outra vez.

- Papel com nome do pretendente
Para descobrir o futuro companheiro é preciso escrever os nomes dos candidatos em vários papéis. Um deles deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.

- Com quem vai casar
Em um quarto bem escuro, diante do espelho, chame por Santo Antônio sete vezes, com bastante concentração. Em seguida, acenda uma vela. O rosto da pessoa com quem vai se casar deve ser refletido no espelho.



- Encontrar o amor
Enfileire três copos iguais diante de você: um vazio, um com água limpa e outro com água e um pouco de terra. Peça a uma amiga que vende seus olhos e, entre as mãos, segure uma aliança. Peça a sua amiga que mude a posição dos copos e concentre-se. Em seguida, escolha um dos copos para soltar a aliança. Se a joia cair no copo vazio, você não encontrará ninguém especial no ano. Se for no copo com água, você tem grandes chances de arranjar namorado neste ano. Se for no copo com água e terra, você poderá conquistar uma pessoa madura e financeiramente bem resolvida.


 Conhecido, carinhosamente, como Antoninho, Santo Antônio tem fama de casamenteiro. Dizem que as simpatias evocadas em seu nome dão certo. Claro que tudo isso faz parte das supertições bem características do povo brasileiro. Talvez pela mistura de raças e crenças, não sabemos, mas a posição que temos diante dessas brincadeiras, vamos chamar assim, é a grande necessidade das pessoas conseguirem umafórmula para tudo na vida.
 1 – Quem deseja descobrir o nome do futuro companheiro deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formar a letra do futuro amor.
 2 – Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o futuro companheiro, é preciso escrever os nomes dos candidatos em vários papéis. Um deles deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.
3 – Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado devem comprar uma pequena imagem do santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procedimentos: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.
 4 – O mais afoito tem ainda outro recurso. Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, sem o Menino Jesus. Depois, pedir no altar para se casar com alguém, especial ou não. Assim que a graça for alcançada, deve retornar à igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.



 5 – Os que já estão acompanhados, mas ainda não subiram no altar, também possuem práticas específicas. A pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo, que, logo, logo, resolve a questão.
 6 – À meia-noite do dia 12 de junho, quebre um ovo dentro de um copo com água e o coloque no sereno. No dia seguinte, interprete o desenho que se formou. Se aparecer algo semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.
7 – Para a pessoa saber se o futuro companheiro será jovem ou mais velho, é preciso arranjar um ramo de pimenteira. De olhos fechados, ela deve pegar uma das pimenteiras. Se a escolhida for verde, ele será jovem. Caso contrário, o casamento acontecerá com alguém de idade avançada.
8 – A tradição popular acredita que há uma forma especial de fazer as pazes entre casais brigados. Para isso, é preciso um cravo e uma rosa. Os talos devem ser amarrados juntos com uma fita verde, na qual serão dados 13 nós. Durante o procedimento, o devoto deve pensar que Santo Antônio vai uni-los outra vez.
 9 – Para descobrir se falta muitos anos para a grande data, na véspera do dia 13 de junho, à meia-noite, amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. Pergunte, então, quantos anos faltam para o casório. O número de batidas informa quantos anos ainda restam para o Dia D.




Nenhum comentário:

Postar um comentário