Nos dias 24 e 25 de maio acontece a maior festa do Povo Cigano. É o dia de sua padroeira, Santa Sarah Cali ou Kali, que significa “negra”.
O povo cigano comemora suas festividades todos os anos no dia 24 de Maio, quando milhares de devotos de quase todas as partes do mundo chegam em Saintes Marie de la Mer. Considerada pela igreja católica como santa de culto local , pois nunca passou pelos processo de canonização, Sarah está ligada à história das tradições cristãs da Idade Média, ao culto às virgens negras. Não se conhece a razão exata que levou os ciganos a elegerem Santa Sarah como sua padroeira, mas foi ela quem converteu os ciganos para o cristianismo.
Ela é a mais venerada santa para o povo e todo acampamento cigano conduz uma estátua da virgem negra depositada num altar de uma das tendas cercadas por velas, incenso, flores, frutas e alimentos. Contam as lendas que os restos mortais de Sara foi encontrados por um rei em 1448 e depositados na cripta da pequena Igreja de Saint-Michel em Saint Maries de La Mer.
Assim, todos os anos na madrugada de 24 de maio milhares de ciganos de quase todas as regiões da Europa, África, Oriente e dos quatro cantos do mundo, reunem-se na pequena igreja de Saint-Michel em louvor e homenagem a sua padroeira. Para comemorar o dia da Santa, segue abaixo um Ritual e Oração pata alcançar sete graças.
Quem não puder fazer no dia dela, pode fazer em qualquer momento.
Ritual das Sete Graças.
Material:
1 vela de 7 dias branca;
1 pires branco;
mel;
7 folhas de louro;
3 canela em pau;
7 cravos da índia sem a bolinha de pimenta;
3 moedas douradas;
1 folha de papel branca e sem linhas;
lápis.
Ritual:
No dia 24 ou 25, escrever na folha em branco 07 pedidos positivos que deseja muito realizá-los no prazo de 01 ano e no final coloque o seu nome de batismo e escreva:
Obrigada, Santa Sara
Nota: lembre-se que pode fazer o ritual em qualquer data.
Coloque o papel sobre o pires, e sobre ele a vela de sete dias, mas antes coloque a vela diante de seu coração e repita oralmente os seus pedidos com convicção e fé.
Regue o papel com mel, coloque as três moedas em triângulo ao redor da vela.
Em seguida, faça um triângulo com a canela ao redor da vela (não tem problema que ele não feche, mas vale a pena tentar), coloque os cravos da índia dentro do triângulo espalhados e por último faça uma flor com as folhas de louro.
Faça sua decoração pessoal e calmamente se concentrando em cada detalhe e mentalizando os ciganos e em Santa Sarah
Acenda sua vela e reverencie os elementais do fogo, as salamandras.
Faça uma oração a Santa Sara qu segue abaixo com a força do seu coração e agradeça pelas bênçãos recebidas.
No sétimo dia, quando a vela se apagar pegue as folhas de louro, limpe e guarde-as em sua carteira, bolsa, lugares que você coloca seus pertences.O restante, menos o pires, deposite nos pés de uma árvore frondosa.
Oração de Santa Sarah
Sarah ! Sarah ! Sarah !
Fostes escrava de José de Arimatéia, no mar fostes abandonada.
Pedi para que nada nos abandone… teus milagres no mar se sucederam e como santa se tornaste à beira do mar chegaste e os ciganos te acolheram.
Sarah, rainha, mãe dos ciganos, ajudai-te e a ti eles consagraram como sua protetora e mãe vinda das águas.
Sarah, mãe dos aflitos a ti imploro proteção para o meu corpo luz, para meus olhos enxergar até no escuro. Pedi forças para meus olhos, vidência, luz para o meu próprio espírito e amor para todos os meus irmãos, brancos, negros, mulatos, enfim à todos que me cercar e a todos que me desejam mal. Tú com as águas me fará vencer. (tomar 3 goles d’água).
Sarah ! Sarah ! Sarah !
Não sentirei dores, nem temores e continuarei caminhando sem parar, assim como as caravanas passam no meu interior, tudo passará e a união comigo ficará e sentirei o perfume das caravanas que passam deixando o rastro aos pés de Maria Santíssima.
Tu Sarah, me colocarás e a todos que me cercam para que possamos vencer as alguras que a Terra nos oferece.
Sarah ! Sarah ! Sarah !
Não sentirei dores, nem tremores, espíritos perdidos não me encontram e assim como conseguistes o milagre do mar, da alegria e felicidade, teu ensinamento deixará.
Amai-vos Sarah, para que possa ajudar a todos que me procuram, ajudados pelos poderes dos não irmãos ciganos. Serei alegre e compreensiva com todos que me cercam. Corre no céu, corre na terra, corre no mundo e Sarah, Sarah, Sarah, estará sempre na minha frente.
Assim como os ciganos pedem, Sarah, fique sempre à minha frente, Sempre atrás, do lado esquerdo, do lado direito e assim dizemos: somos protegidos pelos ciganos e pela Sarah que nos ensinará a caminhar e perdoar”.
Rezar 3 Ave Maria para: 1) Sta Sarah; 2) Ciganos.