Oração inicial: ó Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento, venho, por meio desta novena e adoração, seguindo o exemplo de irmã Dulce, o anjo bom do Brasil, que passava noites e noites na Vossa presença, interceder e rezar pelos mais necessitados tanto de bens materiais como de bens espirituais. Quero, por isso, recorrer à intercessão desta Vossa serva, a bem-aventurada Dulce dos Pobres, para que vós, Senhor, possais olhar para a pobreza da minha alma, que se inclina diante da Vossa misericórdia para pedir aquilo que necessito (fazer o pedido).
(Repita a oração acima em todos os dias da novena.)
1º dia: a exemplo da bem-aventurada Dulce, busquemos a conversão do coração
Palavra de Deus: Mateus 19,1-10. Canto sugerido: Oração pela Família.
Meditação: irmã Dulce, ainda conhecida pelo nome de Maria Rita, era uma menina de 13 anos que gostava muito de brincar e se divertir. Porém, a tia dela, Madaleninha, querendo que ela visse a vida de uma forma diferente, ensinando-lhe que a vida não é só brincadeiras e divertimentos, mas, assim como a vida tem rosas, existem também os espinhos, levou-a para que ela conhecesse as dificuldades, os sofrimentos, a pobreza e a miséria que atingia a muitas pessoas. Foi ao visitar os pobres com a tia dela que a bem-aventurada Dulce teve o seu primeiro encontro com os pobres e com a realidade dura da vida.
Naquele momento, o Senhor já começou a chamar a sua serva para trabalhar na sua seara. A garota, que só pensava em brincar, passou a escutar o apelo de Jesus que lhe dizia: “todas as vezes que fizestes isso a um destes pequeninos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mt 25, 40).
Oremos: Ó Deus, Pai de bondade, livrai-nos do egoísmo e das ilusões deste mundo, para que atendendo ao chamado do Vosso Filho, a exemplo da bem-aventurada Dulce, possamos ser sensíveis às necessidades espirituais e corporais dos nossos irmãos, ajudando através da nossa conversão na construção do seu projeto de salvação no mundo. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Rezar um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória ao Pai.
Reze a novena a Santa Dulce dos Pobres
Arquivo CN
2º dia: Assim como a bem-aventurada Dulce, também queremos dizer sim à vontade de Deus na nossa vida
Palavra de Deus: Mateus 5, 43-48. Canto sugerido: Como barro nas mãos do Oleiro…
Meditação: em 13 de agosto de 1933, no convento do Carmo em São Cristovão, Sergipe, a jovem Maria Rita dá o seu sim a Cristo, tomando o hábito das missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, recebendo o nome religioso de Irmã Dulce, em homenagem a mãe dela. Porém, esse nome já revelava aquilo que a nossa beata seria para os pobres, por meio dos seus gestos de amor e caridade, a doçura do amor de Cristo.
Irmã Dulce colocará em prática as palavras que sua madre fundadora dirigiu a ela naquele dia de consagração “que a humildade da Mãe celeste reine nos seus corações, que a sua pureza resplandeça em vocês, que a sua simplicidade e retidão sejam um estímulo para a sua perfeição em cada ato; sigam como verdadeiras e fiéis filhas de Maria”. Por isso, a bem-aventurada Dulce afirmará que a vocação é o ideal de santificar-se e que também os outros se santifiquem.
Oremos: Ó Pai criador de todas as coisas, que nos chama à perfeição, por meio do seu Filho Jesus Cristo, concede-nos a graça de vivermos a vocação de filhos de Deus, para que servindo a Vós na Vossa Igreja e nos irmãos, possamos contribuir com o nosso sim, a exemplo de Maria e da bem-aventurada Dulce, na realização do Vosso projeto de salvação. Amém
Rezar um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória ao Pai.
3º dia: bem-aventurada Dulce, mulher entregue à oração
Palavra de Deus: Mateus 7,1-12. Canto sugerido: com Jesus tudo pode ser mudado.
Meditação: a bem-aventurada Dulce dos pobres acreditava que por sermos criaturas sem força devíamos buscar a nossa força em Deus, já que só podemos dar aos outros aquilo que temos e recebemos de Deus. Por isso, para suportamos as lidas de cada dia, as imperfeições do próximo, amando-o sem restrição, precisamos, por meio da oração, segundo a religiosa, encontrar a força de servir e de amar no amor de Deus.
Oremos: Senhor, dá-nos a graça de queC por meio da vida de oração e da intimidade convosco, experimentando o Seu amor e escutando a Sua vontade, por meio da meditação da Vossa Palavra, possamos aprender a amar e servir a Vós e aos irmãos com a nossa vida, transmitindo aquilo que nos concede por meio da oração. Amém.
Rezar um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória ao Pai.
4º dia: Bem aventurada Dulce, mulher eucarística
Palavra de Deus: João 6, 30-40. Canto sugerido: Se calarem a voz dos profetas.
Meditação: “O amor não é sentimento, não é emotividade. O amor é fiel, generoso. O amor não é dependência. O amor é reciprocidade. Jesus me dá o pão da vida para distribuí-lo com o irmão” (Irmã Dulce). Essa frase da bem-aventurada Dulce revela o quanto tudo aquilo que ela viveu e fez tinha uma única fonte: Jesus Cristo. E este Jesus ela encontrava-O todos os dias no altar da eucaristia, onde ela alimentava a sua vida com o amor de Cristo, unindo o seu coração ao d’Ele, por meio da comunhão diária e, com isso, cultivando um único sentimento e um único objetivo com Cristo, amar e servir.
Oremos: ó Senhor infundi em nossa alma o desejo de buscar constantemente alimentar a nossa vida no amor de Cristo, oferecido na eucaristia, para que a exemplo da Bem aventurada Dulce, possamos fortalecidos pelo vosso amor, amar sem limites o nosso irmão ao ponto de entregarmos a nossa vida pela sua salvação. Amém.
Rezar um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória ao Pai.
Leia mais:
.:Irmã Dulce, uma santa nordestina
.:Ana Lúcia conta como foi ser criada por Irmã Dulce
.:A história da santa brasileira Irmã Dulce dos pobres
.:Irmã Dulce: mulher que fez história no século XX
5º dia: bem-aventurada Dulce, modelo de missionária do Salvador
Palavra de Deus: Marcos 16, 9-20. Canto sugerido: navegar.
Meditação: Irmã Dulce, apaixonada pela causa do Evangelho, sempre se preocupou com o anúncio da Palavra de Deus, já que, para ela, só por meio da vivencia desta Palavra de vida é que a pessoa humana poderia encaminhar a sua vida e a do seu próximo para Deus, Sumo bem para todos nós. Por isso, uma das suas primeiras atividades evangelizadoras foi a de dar catequese no horário de almoço aos operários das fábricas em Salvador na Península Itapagipana. E continuou com esse trabalho evangelizador quando fundou o Hospital Santo Antônio, sempre preocupada em falar de Deus aos seus pacientes e aos funcionários do hospital.
Oremos: ó Deus de bondade, faz-nos ouvintes atentos da Vossa Palavra de Vida, para que, nos tornando discípulos do Vosso Filho Jesus, possamos, a exemplo da bem-aventurada Dulce, anunciá-Lo com a nossa vida e com os nossos gestos, edificando, assim, o Vosso reino de paz, justiça e solidariedade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Rezar um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória ao Pai.
6º dia: bem-aventurada Dulce, um exemplo de humildade que gera sacrifício para o bem do próximo
Palavra de Deus: Mateus 5, 1-16. Canto sugerido: Oração de São Francisco.
Meditação: um dos fatos mais conhecidos da vida do anjo bom do Brasil é que: ao estar visitando as famílias pobres em um dos bairros de Salvador, a religiosa encontra um jovem jornaleiro que lhe pede ajuda, dizendo-a em um tom suplicante “Irmã, não me deixe morrer na rua”. Ao olhar para aquele garoto pobre — que lhe suplicava socorro —, a santa religiosa não hesitou, não tendo nada para oferecer naquele momento a este jovem, ela pediu a um banhista, que passava naquela rua e naquele momento, que arrombasse a porta de algumas casas abandonadas, para que ela abrigasse aquele enfermo nessas casas desabitadas, a fim de cuidar melhor dele.
Olhando para esse gesto de coragem e de profundo amor ao próximo, Irmã Dulce sacrificou a sua boa fama, arrombando aquelas casas, visando o bem e a salvação daquele menino. Irmã Dulce foi insultada e perseguida por muitos, por causa deste seu gesto, mas isso não importava a ela, pois o que era realmente importante era o bem-estar do seu irmão.
Oremos: Deus de misericórdia, concede-nos, pela Vossa graça, a virtude da humildade, para que, seguindo os passos da bem-aventurada Dulce dos pobres, possamos, esquecendo de nós mesmos, vencer o nosso egoísmo, para buscar o bem e a salvação dos nossos irmãos. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Rezar um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória ao Pai.
7º dia: Irmã Dulce, uma alma que espera no Senhor
Palavra de Deus: Romanos 8,18-25 Silêncio… Canto sugerido: Amar somente a Ti.
Meditação: O tão conhecido Hospital Santo Antônio, que atende a milhares de pacientes carentes que vêm de todo estado da Bahia, procurando atendimento médico, é o fruto de uma atitude de fé da religiosa baiana. Não tendo onde abrigar os seus doentes e sendo expulsa de todos os lugares, onde se instalava com eles, pediu a superiora do seu convento para abrigá-los no galinheiro ao lado do convento e, tendo a permissão dela, colocou lá 70 doentes, assim, deu início à sua obra de caridade. Só uma mulher de fé e que confia tão plenamente em Deus pode transformar o impossível para o nosso humano em possível, por meio da fé em Cristo. “Tudo posso Naquele que me fortalece”.
Oremos: Senhor, nosso Salvador, aumenta a nossa esperança nas Vossas promessas de vida plena, para que, confiando no Vosso amor, possamos transformar, por meio da fé, como a bem-aventurada Dulce, o impossível para nós em possível para Vós. Amém.
Rezar um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória ao Pai.
8º dia: bem-aventurada Dulce, expressão da força de Deus
Palavra de Deus: Romanos 8, 26-30. Canto sugerido: Cântico de Maria.
Meditação: Irmã Dulce, apesar de ter uma saúde muito frágil, devido à sua doença pulmonar que possibilitava ela utilizar apenas 45% do pulmão, nunca se deixou abater pela sua fragilidade humana, mas, buscando a sua força em Deus, trabalhava, incansavelmente, pelo crescimento da Sua Obra de amor. Colocava sempre o problema dos outros à frente dos seus. Isso demonstra que nada a amedrontava nem a fazia retroceder no cumprimento da vontade de Deus na sua vida. Essa serenidade era mantida pela religiosa, por causa da sua confiança em Deus.
Oremos: Ó Senhor, nosso salvador, que dispusestes as graças necessárias para a nossa salvação, por meio da sua Igreja, fazei com que nós, seguindo os passos da bem-aventurada Dulce, por meio da confiança plena no Vosso amor, possamos superar as dificuldades da vida com serenidade, não deixando que o desespero tome conta do nosso coração. Amém.
Rezar um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória ao Pai.
9º dia: Irmã Dulce, uma vida totalmente consagrada a Deus
Palavra de Deus: Filipenses 1, 18b-26. Canto sugerido: Permanecei em mim é teu pedido Senhor…
Meditação: A vida do anjo bom do Brasil foi uma vida totalmente dedicada ao projeto de Deus, pois viveu plenamente a caridade ao se interessar pelo bem e pela salvação do outro, tanto na dimensão material e humana como na dimensão espiritual. Ao viver a sua vida como dom de serviço a Deus e aos irmãos, tornou-se exemplo para todos os batizados, mostrando o que é viver como filha de Deus e consagrada, fazendo tudo para aproximar-se do Senhor e levando outros a se aproximarem desta fonte de salvação e vida, que é Cristo, a partir das suas ações de amor.
Oremos: Senhor da Igreja, impulsiona-nos a viver o nosso batismo, como viveu a bem-aventurada Dulce, para que, consagrando a nossa vida ao Senhor, possamos trabalhar para a nossa salvação e a do nosso irmão, realizando, assim, o projeto de amor, que o nosso Deus preparou para toda a humanidade. Amém.
Rezar um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória ao Pai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário