anonimous

sábado, 31 de dezembro de 2022

Orações e simpatias para virada do ano

 

Comer romã, lentilha e uvas

Comidas de Ano Novo

A simpatia de comer romã é tão famosa que já virou tradição no Brasil. Para fazê-la, você deve comer 7 baguinhas de romã sem mastigá-las e guardar as sementes na carteira.

No Dia de Reis, que é celebrado em 6 de janeiro, você deve embrulhar as sementes que foram comidas em um papel e colocá-las na carteira, com o intuito de atrair dinheiro. As 7 sementes representam os 7 chakras que temos no corpo e os dias da semana.

No caso da lentilha, acredita-se que comê-la no Ano Novo atrai sorte e dinheiro – daí ela sempre estar presente nas ceias de final de ano. Mas não basta comer os grãos: é necessário manter-se distante do chão, com os pés no alto, para garantir ainda mais conquistas para o ano que está por vir.

Comer uvas na noite de Ano Novo é uma tradição que veio da Espanha e está ganhando cada vez mais força no Brasil. O costume consiste em comer 12 uvas à meia-noite, uma a cada badalada do relógio que marca o começo do novo ano.  

GRATIDÃO,  MEU DEUS, POR TODAS AS CONQUISTAS, SAÚDE E FELICIDADES DURANTE O ANO QUE SE FINDA E QUE TODAS AS DÁDIVAS SE CONSERVEM NO ANO VINDOURO. PEÇO PROTEÇÃO E DISCERNIMENTO.

ASSIM SEJA!


Fazer oferendas para Iemanjá

Oferendas para Iemanjá

domingo, 25 de dezembro de 2022

Orações para o dia de natal

 

"Pai, nós fomos iluminados com a chegada de vosso discurso entre nós. Que a luz da fé brilhe em nossas palavras e ações. Concedei-nos essa graça através de nosso senhor Jesus Cristo, vosso filho, que vive e reina convosco e com o espírito santo, um Deus, agora e para sempre. Amém."








terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Oração à Santa Luzia

 

  • Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados, antes de negar a fé e conspurcar vossa alma, e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos.

Rezemos a oração a Santa Luzia, protetora dos olhos

Santa Luzia é a protetora dos olhos

Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha . Amém.

Santa Luzia rogai por nós !

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Orações à Virgem de Guadalupe

 



Cura nossas penas, nossas misérias e dores. Tu que és nossa doce e amorosa Mãe, acolhe-nos no aconchego do teu manto, no carinho de teus braços. Que nada nos aflija nem perturbe nosso coração. Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho, para que Nele e com Ele encontremos nossa salvação e a salvação do mundo.



Bom dia, meus irmãos e irmãs!

Uma ótima e abençoada semana pra todos!

Que Nsa de Guadalupe, Padroeira da América Latina abençoe todos os povos hermanos e interceda a Deus a paz, a concórdia e principalmente que fortaleça a fé de cada latino porque todos tivemos a felicidade de sermos catequizados pela Palavra de Deus e toda a América Latina sempre teve a presença de Maria através de suas aparições. Sempre tivemos a presença dessa Mãe amorosa clamando, chamando, pedindo que nos voltemos para o Seu Filho, que não nos esqueçamos de Deus. 

Nsa de Guadalupe, rogai por nós!

(José Antonio de Souza)

Oração à Nossa Senhora da Conceição

 



“Oh! Deus meu, que pela Imaculada Concepção da Virgem, preparaste digna habitação a teu Filho: vos rogamos que, assim como pela previsão da morte de teu Filho livrai-vos a ela de toda mancha, assim a nós nos concedas por sua intercessão chegar a Vós limpos de pecado.Pelo mesmo Senhor nosso Jesus Cristo. Amém.”

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Orações de Santo Ambrósio


 Oração que Santo Ambrósio nos ensina para rezarmos antes da Santa Missa.

Oração de Cura e Libertação de Santo Ambrósio

Santo Ambrósio


“Senhor Jesus Cristo, eu pecador, não presumindo de meus méritos, mas confiando em Vossa bondade e misericórdia, temo entretanto e hesito em aproximar-me da mesa de Vosso doce convívio.


Pois meu corpo e meu coração estão manchados por muitas faltas, e não guardei com cuidado meu espírito e minha língua.


Por isso, ò bondade divina e temível majestade, em minha miséria recorro a Vós, fonte de misericórdia; corro para junto de Vós a fim de ser curado, refugio-me em Vossa proteção e anseio ter como salvador Aquele que não posso suportar como juiz.


Senhor, eu Vos mostro minhas chagas, e vos revelo minha vergonha.


Sei que meus pecados são muito grandes e temo por causa deles, mas espero em Vossa infinita misericórdia.


Olhai-me pois com vossos olhos misericordiosos, Senhor Jesus Cristo, Rei eterno, Deus e homem, crucificado por causa de nós homens.


Escutai-me pois espero em Vós; tende piedade de mim cheio de miséria e pecados, Vós que jamais deixareis de ser para nós a fonte da compaixão.


Salve, vítima salvadora, oferecido no patíbulo da cruz por mim e por todos os homens.


Salve, Nobre e Precioso Sangue, que brota das chagas de meu Senhor Jesus Cristo crucificado e lavas os pecados do mundo inteiro.


Lembrai-vos, Senhor, da vossa criatura resgatada por vosso sangue.


Arrependo-me de ter pecado, desejo reparar o que fiz.


Livrai-me, ó Pai clementíssimo, de todas as minha iniquidades e pecados para que inteiramente purificado mereça participar dos Santos méritos.


E concedei que vosso corpo e sangue, que eu embora indigno me preparo para receber, sejam perdão para os meus pecados e completa purificação de minhas faltas .


Que eles afastem de mim os pensamentos maus e despertem eficazes obras que vos agradam, e protejam meu corpo e minha alma contra as ciladas de meus inimigos.”


Amém.


Deus abençoe você!

domingo, 4 de dezembro de 2022

Iansã: orações e rituais


 

Rituais

Sendo o acarajé uma comida utilizada no ritual de Iansã, a iguaria também é conhecida, na África, de àkàrà, que tem significado de bola de fogo. A comida é um bolinho de feijão fradinho, fritos no azeite de dendê. A lenda destaca que a mulher de Xangô foi na casa de Ifá, um oráculo africano, buscar um preparado para o marido. Iansã desconfiou da comida e acabou comendo o alimento antes de entregar para Xangô, e nada lhe aconteceu. Chegando em casa, entregou a comida para o marido, que comeu e quando foi falar ao povo, da forma em que Ifá havia pedido, começou a sair fogo pela boca.

Depois do ocorrido, o bolinho de acarajé se tornou uma oferenda à divindade. Mesmo sendo vendido com outras finalidades, a comida é considerada pelas baianas uma comida sagrada, por conta do que aconteceu com Iansã. Feitos com finalidade sagrada, o acarajé deve ser apenas frito, sem recheio, como são vendidos fora do ritual. Ao todo, 9 bolinhos precisam ser ofertados e enfeitados com camarões secos e rodelas de cebola, com mel e dendê.

Oração

“Iansã, mãe e senhora dos ventos e tempestades, das horas aflitas e das almas perdidas.

Dona de todas as direções.

Operosa divindade em prol dos desígnios dos filhos de caídos sem norte e vontade.

Piedade para nós, criaturas que vivemos, à beira das tentações, dos abismos, alheios ao amor do pai Olorum.

Mãe, empresta-nos tua decisão e tua coragem, para o encontro do nosso próprio ser.

Daí-nos um roteiro de esperança e triunfo.

Erradicai a pobreza dos nossos sentimentos, orienta-nos para a verdade, dentro do caminho de devoção ao supremo doador.

Encoraja-nos senhora dos raios, para que nossa própria mente, siga uma só direção: amar a Olorum.

Êparrei, Iansã!”

Orações à Santa Bárbara

 



Para trazer amor

 Querida Santa Bárbara, faça com que eu e meu amor tenhamos os caminhos cruzados, de maneira a que ele não consiga fugir de mim, nem agora nem nunca!

Junta o nosso amor, os nossos corações e a nossa relação.

Traga este ser iluminada até mim e até aos meus caminhos. Ajuda-me a chamar ele para os meus braços, agora e para todo o sempre!

Conto com a tua ajuda, conto com o teu auxílio e com todos os teus poderes na minha vida.

Fico a aguardar com o meu coração cheio de fé e de esperança. Que assim seja, amém.”

Fonte: Banhos Poderosos

Oração para pedir proteção a Santa Bárbara

“Querida e amabilíssima Santa Bárbara, morro de medo de chuvas fortes, tempestades, trovões e quero ter meu corpo e meu lar protegidos por vós todos os dias. Por sua legião de fiéis que a veneram, peço por eles também e por mim, que a senhora venere e glorifique esse meu pedido.

Destemida santa, não se esqueça de colocar Jesus em meu coração para que eu perca esse medo, por meio da fé incondicional, pois sei do seu infinito amor por mim e seus fiéis. Amém!”

(Reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria).

Fonte: Terra

Oração com pedido a Santa Bárbara para afastar a maldade

“Santa Bárbara, sois mais forte que a violência dos furacões e o poder das fortalezas. Fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem. Ficai sempre comigo, para me dar forças. Conservai meu coração em paz. Que em todas as lutas da vida, eu saiba vencer, sem humilhar ninguém.

Conservai serena a minha consciência. E que eu possa cumprir da melhor maneira os meus deveres. Santa Bárbara, minha protetora, ensinai-me a 

ORAÇÃO PARA TER UMA GRAÇA

Querida Santa Bárbara, a senhora das lutas, dos relâmpagos e das tempestades, muitas vezes voltei-me para ti. Faço essas orações porque tenho um propósito e conto com o seu apoio. Muitos consideram isso uma meta impossível, mas para você, não há nada que não possa ser alcançado na vida. Pelo mesmo motivo, tenho certeza que posso contar com a senhora do raio para a realização de tudo que peço neste momento da minha vida.

Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.

Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguidas e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.

Santa Bárbara, rogai por nós.



Por que rezar a Santa Bárbara?

Santa Bárbara é a padroeira dos armeiros, artilheiros e da Marinha. Ela também é a padroeira de matemáticos e arquitetos, então você pode pedir sua intercessão se trabalhar em uma dessas áreas. Santa Bárbara também é um dos Quatorze Santos Auxiliares, um grupo de quatorze santos cuja intercessão costuma ser muito eficaz na proteção contra doenças. Muitas pessoas também buscam a intercessão de Santa Bárbara para proteção contra incêndios e explosões. Ela também é uma grande santa a quem recorrer para orar se você precisar de coragem para manter sua fé em meio à perseguição. Você pode, é claro, rezar a Novena de Santa Bárbara para qualquer intenção!

Sua vida está estagnada? Tudo que tenta fazer parece vir acompanhado de muitos empecilhos? A oração de Santa Bárbara para abrir caminhos pode ajudar nessas fases da vida! Acredita-se que tenha o poder de promover limpeza espiritual, afastando energias negativas para abrir espaço para a prosperidade.


Como fazer oração para Santa Bárbara?

Comece o ritual pela escolha de um local tranquilo, onde não será interrompido. Você pode acender vela e/ou incenso para aumentar a conexão. Sente-se de maneira confortável e tente relaxar o corpo e a mente por meio de respirações profundas e conscientes. Com atenção e fé, leia a oração de Santa Bárbara para abrir caminhos. Não se esqueça de agradecer ao final.



Fonte: DCI


Oração de Santa Bárbara para abrir caminhos

“Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.


Ficai sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas da minha vida para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer à Deus, criador do céu, da terra e da natureza, e que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.”


Faça agora seu pedido à Santa Bárbara e reze três Pai-Nossos, três Ave-Marias e três Glória ao Pai.


Fonte: Câmara Municipal Nova Santa Bárbara


Oração de Santa Bárbara para o amor

Recomenda-se acender uma vela vermelha ou branca para a Santa Bárbara antes de iniciar a leitura da oração. Quando ela terminar, pode jogar os restos no lixo e lavar o pires para reutilizá-lo.


“Querida Santa Bárbara, querida guerreira, querida gloriosa e protetora de todos aqueles que precisam de eterna proteção, ajuda-me a conseguir fazer com que os meus caminhos se cruzem com os caminhos de um grande amor.


Não deixes que esta pessoa especial escapar do meu amor, dos meus caminhos e de toda a minha vida.


Coloca o seu futuro ao meu lado e apenas ao meu lado. Coloca os nossoscaminhos cruzados, de maneira a que ele não consiga fugir de mim, nem agora nem nunca!

Junta o nosso amor, os nossos corações e a nossa relação.

Traga este ser iluminada até mim e até aos meus caminhos. Ajuda-me a chamar ele para os meus braços, agora e para todo o sempre!

Conto com a tua ajuda, conto com o teu auxílio e com todos os teus poderes na minha vida.

Fico a aguardar com o meu coração cheio de fé e de esperança. Que assim seja, amém.”

Fonte: Banhos Poderosos

Oração para pedir proteção a Santa Bárbara

“Querida e amabilíssima Santa Bárbara, morro de medo de chuvas fortes, tempestades, trovões e quero ter meu corpo e meu lar protegidos por vós todos os dias. Por sua legião de fiéis que a veneram, peço por eles também e por mim, que a senhora venere e glorifique esse meu pedido.

Destemida santa, não se esqueça de colocar Jesus em meu coração para que eu perca esse medo, por meio da fé incondicional, pois sei do seu infinito amor por mim e seus fiéis. Amém!”

(Reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria).

Fonte: Terra

Oração com pedido a Santa Bárbara para afastar a maldade

“Santa Bárbara, sois mais forte que a violência dos furacões e o poder das fortalezas. Fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem. Ficai sempre comigo, para me dar forças. Conservai meu coração em paz. Que em todas as lutas da vida, eu saiba vencer, sem humilhar ninguém.

Conservai serena a minha consciência. E que eu possa cumprir da melhor maneira os meus deveres. Santa Bárbara, minha protetora, ensinai-me a louvar a Deus no fundo do meu coração. Intercedei junto a ele, quando eu me encontrar em meio a tempestades. Ele que é o criador e senhor de toda a natureza.

Alcançai dele, para todos nós, a proteção nos perigos. E alcançai, para todo o mundo, a paz, fazendo desaparecer todo rancor e toda guerra. Santa Bárbara, rogai por nós e pela paz dos corações, das famílias, das comunidades, das nações e do mundo inteiro. Assim seja.”

Fonte: Terra








   




 





 











Alcançai dele, para todos nós, a proteção nos perigos. E alcançai, para todo o mundo, a paz, fazendo desaparecer todo rancor e toda guerra. Santa Bárbara, rogai por nós e pela paz dos corações, das famílias, das comunidades, das nações e do mundo inteiro. Assim seja.”

Fonte: Terra

domingo, 27 de novembro de 2022

Oração a Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa

 Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, do poder ilimitado que vos deu o vosso Divino Filho sobre o seu coração adorável. Cheio de confiança na vossa intercessão, venho implorar o vosso auxílio. Tendes, em vossas mãos, a fonte de todas as graças que brotam do coração amantíssimo de Jesus Cristo; abri-a em meu favor, concedendo-me a graça que ardentemente vos peço. Não quero ser o único por vós rejeitado, sois minha Mãe, sois a soberana do coração de vosso Divino Filho.


Oração a Nossa Senhora das Graças

Supliquemos o auxílio de Nossa Senhora das Graças

Sim, ó Virgem Santa, não esqueçais as tristezas dessa terra; lançai um olhar de vontade aos que estão no sofrimento, aos que não cessam de provar o cálice das amarguras da vida. Tende piedade dos que se amam e que estão separados pela discórdia, pela doença, pelo cárcere, exílio ou morte. Tende piedade dos que choram, dos que suplicam, e dai a todos o conforto, a esperança e a paz! Atendei, pois, a minha humilde súplica e alcançai-me as graças que agora fervorosamente vos peço por intermédio de vossa santa Medalha Milagrosa!

Amém.

Leia mais

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Dia de Ação de Graças

 



O feriado é o mais importante dos Estados Unidos, mas por aqui não possui muitos adeptos além de instituições e famílias de origem americana.

O Dia de Ação de Graças é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos. Por lá, a comemoração, que acontece na última quinta-feira de novembro, supera até mesmo o Natal e o Ano Novo. Aqui no Brasil, a data não é muito  e a celebração dos norte-americanos pode soar um pouco confusa para os brasileiros. O que, afinal, se comemora no Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving? E por que não é celebrado da mesma forma no Brasil?

Dar graças…?


Na última década, se popularizou no Brasil a Black Friday, dia em que o varejo promove descontos e promoções para queimar os estoques antes das vendas de Natal. O que muita gente não sabe é que a data por aqui acaba ofuscando outra celebração impactante que também tem sua origem nos Estados Unidos e acontece no dia anterior. O Dia de Ação de Graças é feriado tanto para os EUA quanto para o Canadá (ainda que comemorado em datas diferentes) e é uma tradição que vem da época de colônia inglesa.



De acordo com a enciclopédia Britannica, com o tempo, o objetivo principal se tornou relembrar e prestar gratidão por tudo que aconteceu no ano que se passou. Inicialmente, porém, a festa era uma oportunidade de celebrar o fim da colheita e “fazer oração por bênçãos para viagens seguras e vitórias militares”. O nome Thanksgiving vem da junção da palavra “obrigado/agradecimento” com o verbo “dar”, representando a ação de dar graças por tudo aquilo que se foi feito durante o ano.

Acredita-se que a primeira vez em que a data foi celebrada nos Estados Unidos foi em 1621. Colonos ingleses de Plymouth comemoraram uma boa colheita de milho e o fim de um período de frio rigoroso. Este ano é enfatizado por representar não somente a primeira comemoração significativa no território americano, mas também por ter conseguido unir os colonos ingleses e os povos nativos indígenas. Motivo este que trouxe também todo um misticismo para a data.

A inserção do celebração no calendário foi feita na Inglaterra, pelo Rei Henrique VIII, quando este criou a religião anglicana e instituiu seus feriados. Com o tempo, entretanto, apenas os Estados Unidos, que foi colônia da Inglaterra por quase dois séculos, continuou com a tradição. No calendário americano, a data foi oficialmente incorporada aos feriados federais em 1863, pelo presidente Abraham Lincoln.

Atualmente, a Inglaterra não comemora o Dia de Ação de Graças com a mesma intensidade que os americanos. Na terra da Rainha, se dá preferência ao Festival da Colheita, que tem objetivo parecido, mas celebra a lua cheia mais próxima do equinócio de outono.


O que diz a tradição?

Uma das tradições do Dia de Ações de Graças é dizer as razões pelas quais se é grato no ano. Uma oportunidade de refletir sobre o que passou e pedir prosperidade para o ano seguinte. É também um momento em que, historicamente, as famílias viajam para ficarem juntas e, de certa forma, dão início às

Celebrações de fim de ano, os chamados “holidays”.


A tradição é que durante todo o dia sejam preparadas comidas especiais dessa data como peru, pão recheado, purê de batatas, nozes, cranberries e torta de abóbora e de maçã. O tom familiar do Thanksgiving faz com a celebração seja, em algumas regiões dos Estados Unidos, mais importante até mesmo que o Natal e o Ano Novo.Grandes cidades ainda promovem passeatas com carros alegóricos, dançarinos e balões, que são transmitidas pela televisão. 



Uma das mais famosas é a de Nova York, em que a loja de departamentos Macy’s, já há mais de 90 anos, percorre as ruas com celebridades, personagens infantis e shows de dança. Em 2020, as comemorações estão canceladas por causa da pandemia da covid-19, que está em alta no país, com recorde de casos e alta no número de mortes.


Por que não comemoramos no Brasil? 

O principal motivo pela falta de comemoração do Dia de Ação de Graças no Brasil é justamente o mesmo que envolve a sua origem. Como o Brasil foi colonizado por Portugal, e não pela Inglaterra, a maioria dos costumes e celebrações veio da cultura portuguesa. Juntamente com as influências africanas e indígenas.



Ainda assim, mesmo que por aqui a comemoração não seja muito usual, a data foi regulamentada no calendário nacional em 1949, pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra. Em 1965, o presidente Castello Branco definiu que a celebração seria feita no mesmo dia que nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira do mês de novembro. No Brasil, o Dia de Ação de Graças não é feriado e sua comemoração é, geralmente, restrita às escolas de língua inglesa, às empresas de origem americana e às famílias que seguem a religião protestante. Dessa forma, a maioria dos brasileiros só conhece o feriado por meio das redes sociais ou pelos episódios de séries e filmes americanos que se passam nessa data. Como esquecer o clássico especial de Friends em que a Monica põe um peru de óculos escuros na cabeça? Instituições como o Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças trabalham para ampliar a conscientização sobre a data. O grupo busca há 15 anos trabalhar para estimular na sociedade brasileira a cultura do agradecimento a Deus, às pessoas, às instituições e à Pátria. No site do projeto, há sugestões de como comemorar e receitas para fazer.



quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Pacto de Robert Johnson



 PACTO COM DIABO E MORTE CONTROVERSA: ROBERT JOHNSON, A MAIOR LENDA URBANA DA HISTÓRIA DO JAZZ

A encruzilhada onde o músico teria feito contrato de sua alma se tornou patrimônio histórico americano e rendeu diversas teorias

Os mistérios na vida de Robert Leroy Johnson fizeram do músico o homem mais misterioso do mundo. Seu incerto nascimento é datado entre 1909 e 1912, na pequena cidade de Hazlehurst, no Mississipi.



Os únicos registros de sua infância e adolescência era em campos dos membros de sua família, que também eram lavradores. Sem frequentar a escola, passou a se dedicar a música aos 16 anos de idade, tocando composições próprias em bares.



Com letras carregadas de agonia e dor, descrevia solidão, romances e as dificuldades enfrentadas pelos americanos na época da Grande Depressão de 1929 e seus prejuízos. Quando começou a ter certa notoriedade pelas composições, muitos fatos estranhos passaram a render certa desconfiança sobre a origem de seu talento.

Entre suas 29 composições gravadas, alguns títulos e letras tinham como enredo principal um contato com uma força sobrenatural que buscava sua alma, nomeando especificamente os sinônimos de demônio, como “satan”, “devil” e “demon”. Na música Me and The Devil Blues, é ainda mais específico ao descrever Satanás batendo em sua porta pela manhã e orientando a ir embora com ele.



Além disso, o comportamento de Johnson, de acordo com testemunhas, era macabro. O homem pouco falava e tinha um olhar profundo e fixo. Nas ocasiões chegou a gravar suas músicas tocando o violão em frente a parede, como se estivesse recebendo alguma entidade em seu corpo. O mistério apontava um caminho único: Johnson fez um pacto com o Diabo.

A lenda da encruzilhada





O lendário cruzamento entre as rodovias 61 e 49, em Charkdale, no Mississipi, teria sido o palco da maior lenda urbana do jazz. Com um violão e uma garrafa de uísque, teria solicitado a presença da figura para realizar uma proposta em troca de sua alma.



O trato tinha um só objetivo: Johnson queria ser o melhor musicista possível e que pudesse fazer, sem esforço algum, tudo que quisesse no violão para ser o maior artista de blues. O pacto teria sido selado com ambos bebendo o uísque trazido pelo músico


.


Em teoria, os sucessos Sweet Home Chicago e I Believe I’ll Dust My Broom teriam sido escritos, gravados e reproduzidos com o diabo em seu corpo, dando força e poder totalitário para a genialidade presente na letra e melodia. Porém, as últimas composições seriam as relacionadas ao demônio, visto que, o trato especificava que apenas 30 músicas seriam gravadas e que, ao longo de sua carreira, esse número estava se aproximando.



Para amparar a conspiração, Robert gravou em toda sua carreira 29 músicas, deixando de lado onze composições que estavam completamente prontas para serem passadas em estúdio. Antes de gravar a trigésima, teria se rebelado contra Satanás, para que pudesse continuar gravando e aproveitando do sucesso em vida.


Sua morte, no entanto, ainda dá mais crédito ao mistério: com o descumprimento, teria sido lançada uma maldição famosa no mundo da música: A maldição dos 27. Assim como muitos músicos que morreram e entraram no ‘clube dos 27’, as circunstâncias do óbito de Robert Johnson são inconclusivas e de motivos incertos.





Um rumor levanta a possibilidade de que o músico faleceu em decorrência de uma sífilis, que contraiu e desenvolveu rapidamente. Em outra, teria se envolvido com uma moça casada e o marido da mesma teria o envenenado. 

Apesar dos mistérios, sua obra sucinta com o padrão de doze compassos no jazz inspirou uma geração inteira de músicos, como Eric Clapton, que chegou a gravar um álbum de covers somente com composições de Johnson, e rendeu ao astro um Grammy póstumo pelo conjunto da obra, além de ser eternizado no Hall da Fama do Rock and Roll na primeira cerimônia, em 1986.