Powered By Blogger

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ORAÇÕES A SÃO SEBASTIÃO E OXOSSI


OKIARÔ OXOSSÍ ! OKÊ OKÊ

Senhor das matas e da vida silvestre, neste momento, Pai, sou sua flecha.

Sou a força do seu arco, sou tudo o que é, a agilidade, a sabedoria. Faça de mim, soberano caçador, uma pessoa de sucesso, e que haja fartura em minha casa.

Dê a mim sabedoria para agir, paz para construir meus ideais, força para seguir sempre.

Oxossi, rei das matas, da lua, do céu azul, que seja eu leve como o pássaro que voa, livre como o cavalo que corre, forte como o carvalho na mata, direto como a sua flecha.

E que eu vença e seja feliz sempre !!!








Oxóssi na Umbanda é considerado patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos.
Segundo esta religião, Oxóssi é figura representativa de uma das sete forças principais de Deus: a força da luta, do trabalho, da providência e da afirmação positiva. Assim, para a Umbanda, Oxóssi representa uma das sete forças primordiais de Deus, pertencendo ao pólo positivo das energias espirituais, expandindo, irradiando e impelindo os seres para a construção vigorosa de seus destinos, bem como garantindo que os mais fragilizados encontrem doutrinação firme e amorosa, desenvolvendo seu saber religioso e sua fé.
A figura de Oxóssi tem origem na mitologia africana, para a qual seria um antepassado africano divinizado, filho de Yemanjá, irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó, localizada na África sudanesa - de onde provêm os povos nagô (keto, ijexá e oyó) e mina-jeje. Também é considerado o caçador por excelência; o arqueiro de uma flecha só - sempre certeira.
Umbanda, considerada por muitos como fundada em 1908, é expressão do sincretismo ocorrido no Brasil em razão da perseguição religiosa aos cultos africanos. Por reunir elementos africanos, espiritualistas e cristãos, a figura de Oxóssi pode aparecer, muitas vezes, misturada à figura católica de São Sebastião, nos estados de São PauloRio de Janeiro e estados do demais centro -sul do Brasil, e São Jorge, no estado da Bahia. ( FONTE ; WIKIPÉDIA)

4 comentários:

  1. UMA OCASIÃO,NUMA FESTA EM COMEMORAÇÃO A SÃO SEBASTIÃO, NUMA GRANDE GIRA DE CABOCLOS, SENTEI-ME NUM BANCO PARA ESPERAR O INÍCIO DOS TRABALHOS,SEM REPARAR, NEM PERCEBI QUE NO ALTO, BEM EM CIMA DE MIM, ESTAVA UMA ENORME FAIXA, ESCRITA PARABÉNS PELO SEU DIA!QUE FELICIDADE! 20 anos depois (FILHA DE OXÓSSI)

    ResponderExcluir
  2. Salve salve são Sebastião foco, força e fé. Oxóssi leva todas as minhas preocupação, abra a porta da parte $$$Eu creio amém.

    ResponderExcluir
  3. Como filho de Oxóssi 🏹🌿🌱
    Acho tudo Maravilhoso e só tenho que agradecer as bençãos do meu pai 🏹Okê Aró Oxóssi Arôle Odé 🏹🌿🌱

    ResponderExcluir
  4. Eu sou do dia 20/01/1994 e não sabia o poder que carregava.
    Salve 🏹🌿🌱

    ResponderExcluir